Três dicas valiosas
para vender mais no PDV
O ponto de venda é a interconexão mais próxima entre o
consumidor e uma marca. Uma pesquisa da Confederação Nacional de
Dirigentes e Lojistas (CNDL) mostrou que 25% dos entrevistados visitam o PDV
para conhecer o produto antes de comprá-lo, inclusive se a compra for
finalizada pela internet.
Por isso, a estratégia para esse espaço demanda atenção
dentro do planejamento de qualquer negócio. É no PDV que as expectativas quanto
a um produto são materializadas e os desejos atendidos ou não.
Mas a pergunta que não quer calar é: como vender mais no
ponto de venda? Neste artigo vamos nos dedicar a solucionar essa e outras
dúvidas para alavancar seu negócio.
Primeira dica
O marketing deve orientar o posicionamento da marca com
estratégias bem definidas e branding alinhado. Pensar nas informações que se
pretende “plantar” no seu consumidor é fundamental antes de criar o PDV.
Com tantas informações circulando atualmente construir a
percepção de marca é um desafio e tanto. Mas conhecer os valores e atributos de
sua marca é o primeiro passo, seguido de uma transmissão clara e com um
propósito.
Na fase da criação do PDV, munido estrategicamente do
posicionamento de sua marca, pesquise os hábitos do seu público e leve em
consideração questões como segurança para definir o melhor local do seu ponto
de venda. Lembre-se: o melhor PDV é aquele que seja ideal para seu
público-alvo.
Segunda dica
Chegou a hora de definir as táticas de sua apresentação para
o consumidor. É importante criar um vínculo de amizade entre marca e
público-alvo para ganhar a confiança e merecer entrar em sua casa.
Respeite o espaço individual do consumidor e crie uma
comunicação equilibrada, que não seja estática e ao mesmo tempo não muito invasiva.
A decoração deve ser muito bem planejada, pois ela tem o poder de causar uma
forte impressão no futuro comprador.
Foque também na organização como limpeza, excesso de peças à
vista e produtos com defeito no mostruário. Capriche na disposição dos produtos
e na iluminação, alcançando no consumidor um estado psicológico mais profundo.
Cheiros, cores, degustação e trilha sonora são capazes de alterar nossa
percepção sobre um produto e aumentar as vendas, de acordo com pesquisas.
Terceira dica
Seu PDV deve priorizar o atendimento de excelência que vai
além de simpatia e educação. Para isso, é necessário investir em treinamento de
qualidade para que sua equipe saiba identificar o momento de cada consumidor em
sua jornada de compra e quais são as informações relevantes para convertê-lo em
cliente de sua marca.
Outro ponto relevante é utilizar gatilhos mentais para
facilitar a tomada de decisão de seu público-alvo. Vale utilizá-los no PDV e
também na abordagem comercial de seus vendedores. Veja alguns deles:
·
“Só neste final de semana” – urgência: ofertas por tempo
limitado;
·
“Apenas 10 vagas” – escassez: apela ao desejo de
exclusividade;
·
“Lançamento!” – novidade: reflete nosso desejo de
estar à frente e também curiosidade;
·
“O mais vendido” – prova social: validação de outras
pessoas, redução de riscos.
Confie nestas dicas e observe seu PDV ter resultados mais
expressivos em suas vendas. E se gostou do conteúdo deste artigo, compartilhe
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Agencia ruim demais não recomendo ela pra ninguém e não cumpre com o que promete também. São péssimos até no uniforme tbm.
ResponderExcluirAgencia ruim demais não recomendo ela pra ninguém e não cumpre com o que promete também. São péssimos até no uniforme tbm. Agência falsa 2 caras não presta.
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